ISOBUS: tudo sobre avanços na conectividade entre máquinas

Conexão ISOBUS: a revolução dos dados agrícolas.

Se você recentemente se interessou por novas tecnologias em máquinas agrícolas, certamente você encontrou a palavra ISOBUS. Ao olhar para novos tratores, sistemas GPS, implementar sistemas de controle, etc. O ISOBUS está sempre presente. Neste artigo, resolveremos suas dúvidas sobre a conexão ISOBUS.

Hoje vamos responder: o que é isso? Para que serve? Que vantagens traz? e outras questões que você pode estar perguntando sobre o sistema ISOBUS.  

O que é a conexão ISOBUS?

ISOBUS é um padrão ISO, mais especificamente ISO 11783. Os padrões ISO são padrões internacionais que especificam protocolos em diferentes áreas. O padrão ISOBUS refere-se a comunicação eletrônica entre implementos, tratores e computadores.

O objetivo da conexão ISOBUS é padronizar a comunicação entre tratores e implementos, de modo que eles sejam totalmente compatíveis ".

Desta forma, você pode usar máquinas de dois fabricantes diferentes e garantir o bom funcionamento e transferência de dados.

Qual o uso de ter conexões ISOBUS?

Os sistemas GPS estão integrados no trator, mas também são usados ​​com frequência para controlar os implementos . Por exemplo, quando os produtos fitossanitários são aplicados, o sistema GPS regula a abertura e o fechamento das seções. Para que isso aconteça, deve haver um sistema de transmissão de dados entre o receptor GPS, localizado no trator, e as eletroválvulas, localizadas no pulverizador, como o ISOBUS.

Além disso, o sistema ISOBUS permite que você transmita seus dados agrícolas , ferramentas e trator, para o seu computador . Em resumo, ter conexões ISOBUS serve para sincronizar todas as informações agrícolas. Isso também permite que você digitalize dados sobre eficiência, desempenho da maquinaria e mapas de trabalho (plantações, rendimentos, etc.).

Vantagens da conexão ISOBUS

A principal e principal vantagem fornecida pela conexão ISOBUS é garantir uma compatibilidade total entre o trator e o implemento . Assim, você pode comprar um trator de uma marca com um implemento de outra marca, sem ter que se preocupar em ser compatível entre si.

Com as novas tecnologias é cada vez mais importante a passagem de informações entre trator e implementar. Sem uma tecnologia que padronize essa conexão, para cada combinação tractor-implemento, um terminal de conexão específico seria necessário. Ou seja, uma tela de computador dentro da cabine do trator diferente para cada equipamento, que além de não ser prático, aumenta o custo de compra de implementos.

Isso é claramente inviável. Com o mesmo trator muitas vezes é semeado, fertilizado e aplicado fitos sanitariamente. Seria impossível prepará-lo para conectá-lo com todas essas ferramentas com diferentes sistemas de conexão de dados. É por isso que a conexão ISOBUS é uma ótima vantagem para o agricultor.

Todas as marcas de tratores e implementos utilizam o sistema ISOBUS?

Como já discutimos até agora, o ISOBUS é um padrão internacional para a comunicação eletrônica. Embora esses padrões sejam para pagamento, sendo os padrões, a grande maioria das empresas de tratores e implementos atendem a eles.

No futuro, ainda mais marcas irão encontrá-lo. Uma vez que aqueles que não cumprem os requisitos do padrão ISOBUS não podem ser conectados com tratores e implementos de outras máquinas. Isso fará com que eles percam clientes e sejam obrigados a se adaptar ao padrão de comunicação ISOBUS.

Nos sites de vários tratores e implementa empresas, você pode ver que eles fornecem informações sobre o sistema ISOBUS e como elas aplicam. A maioria dos fabricantes de trator, a partir do sistema de conexão ISOBUS, desenvolveram sistemas de controle muito simples de usar com base em uma única tela. Desta forma, você, como agricultor, pode gerenciar suas ferramentas e todos os dados de forma simples.

Case IH, Fendt, New Holland e John Deere são exemplos de fabricantes de trator que incorporam a tecnologia ISOBUS em seus modelos. Fabricantes de semeadoras como Sola ou sulfatadoras como AMP Sprayers ou Hardi também usam o sistema ISOBUS em seus dispositivos.

Outras empresas de equipamentos agrícolas, como Kuhn ou Kverneland, também apostaram fortemente em sua gama de fertilizantes, semeadura e equipamentos de forragem para ter o sistema de conectividade ISOBUS.

Como você pode ver, as conexões ISOBUS são a chave para qualquer sistema de controle de dados. O sistema ISOBUS foi desenvolvido exclusivamente e exclusivamente para esse fim: a conexão de dados. É por isso que a maioria das empresas de ferramentas e tratores já estão usando.

Dados agrícolas: a chave para tomar melhores decisões e ser mais lucrativo

Quando você vai para comprar um trator ou implemento ... se você deseja organizar seções de controle, no caso de uma semeadora ou pulverizdor, ou dar-lhe informações sobre o desempenho da máquina, como uma prensa, certifique-se de que tem o sistema ISOBUS facilite a conectividade com seus tratores.